
HISTÓRICO SUCINTO DO SURGIMENTO DA FUNDAÇÃO MÉDICO ASSISTENCIAL DO TRABALHADOR RURAL DE ITARANA/ES
O município de Itarana/ES está encravado na Região Centro Serrana do Estado, topograficamente montanhoso, cuja cidade está no sopé das montanhas Serra do Limoeiro, Pedra Alegre e Matutina, com altitudes variando de 1000 metros, 860 metros e 650 metros respectivamente, estando a sede a 150 metros ao nível do mar. Desbravado por imigrantes italianos e após alemães, mantém uma cultura tradicional, nos costumes alimentares, até mesmo no idioma, mantendo ainda regiões rurais predominantes do dialeto pomerano, exclusivamente.
Na medida de seu desenvolvimento, no ano de 1972, líderes comunitário cansados das dificuldades em relação ao atendimento a saúde, reuniram-se a fim de criarem uma Instituição que dessa margem à construção de um Hospital, dado que havia há muitos anos, um único médico para todos, e a região era infestada por esquistossomose e, o grande número de pessoas infestadas e com ascite (barriga d’água) que iam constantemente a óbito, ainda, os partos, eram todos encaminhados para o município de Baixo Guandu, e na época, nem mesmo ambulância havia.Como a região é rural predominando a cafeicultura, surgiu o título, Fundação Médico Assistencial do Trabalhador Rural de Itarana, até porque, privilegiada pela posição geográfica, até hoje, convergem dos municípios vizinhos, a busca de atendimento centralizando seus interesses na área bancária e da saúde, sendo por parte de Santa Maria de Jetibá as regiões de Alto São Sebastião do Limoeiro e Alto São Sebastião de Alto Jatibocas; de Santa Teresa, as regiões de Pedra Alegre, Pedra da Onça, São José e parte de Várzea Alegre, por parte de Laranja da Terra, as regiões de Joatuba, parte de Matutina, e Picadão; de Itaguaçu, as regiões de parte de Bom Destino, Alto Bom Destino, Laginha e, parte de Triunfo.
A ideia fundamental das lideranças, abrangia evitar o êxodo rural, visto que as famílias preocupadas com a falta de recursos, migravam para a capital do Estado, voltando após em estado de miséria moral e financeira, perdendo com isto a terra, sua função social, morrendo o objetivo de manter o homem da roça na roça em suas próprias origens.Tal movimento teve total apoio da igreja católica sob liderança do sacerdote Álvaro Regazzi com as comunidades religiosas.Como o Município possuía um prédio adquirido pelo Prefeito Rodolfo Berger, o Prefeito sucessor José Vieira Malta , com a fundação da FMATRI, doou por escritura, o prédio, e o Prefeito sucessor Antonio De Martin, instalou em 1973 o Hospital, coogominado de São Braz, assumindo juntamente com o FUNRURAL, a manutenção. Adquiriu-se em seguida um terreno, com 20.000 m², onde se construiu a atual sede do hospital, atualmente com 38 leitos SUS, em consonância com as normas pertinentes, construção esta que teve a participação do Município representado pelo Prefeito José Luiz De Martin, pelo Governo, contando com o apoio em Brasília do General Danilo Venturini, na época Ministro e Chefe da Casa Civil, quando Presidente João Figueiredo e o povo que doaram sacas de café, com grande desempenho do médico Dr. Braz Adolpho Arrivabene e o presidente da época Sólon Toscano.A obra ficou consagrada, como uma das maiores vitórias do povo de Itarana, que tem tal obra, ainda hoje, como relíquia fundamental à conservação da vida e a recuperação da saúde, enfim, está no coração do povo. Com o passar do tempo e a implantação do Sistema Único de Saúde - SUS, a Fundação que atende em mais de 90% ao sistema, e sem fins lucrativos, começou a se abalar financeiramente, visto que enquanto as demandas do preço das coisas subiam de ano a ano, sua cota permanecia a mesma, desestabilizando ainda mais suas finanças, restando frisar que passou a explorar eventos sociais, recebendo a grande participação do povo.
DATAS E REGISTROS
A Fundação foi criada em 17-12-1972.Seu estatuto está registrado no cartório de 1º Ofício de Itarana, E. Santo, protocolado sob o nº 1698, fls. 40 vº., Livro “A” – 1, fls. 42 vº ./44 vº. Seu CNPJ é de nº 31.475.478/0001-00 e seu endereço é a Rua Paschoal Marquez – nº 300, Itarana/ES, email – fmatri1@ig.com.br, telefones (27)3720-1261 e (27)3720-1759. Possui um conselho deliberativo composto atualmente por 33 membros, que se reúnem extraordinariamente de 03 em 03 meses e ordinariamente uma vez por ano.Um conselho fiscal composto por 03 membros com suplentes em igual número que fiscalizam as contas mensalmente.
Uma Diretoria composta de seis membros, que se reúnem mensalmente ou sempre que necessário, e nenhum dê seus Conselheiros recebem qualquer quantia. Possui a partir do dia 15/03/2006, registro no CNAS e Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, sendo portadora dos títulos de Utilidade Pública Municipal, lei nº 176/73, Estadual lei nº 3.121 e Federal lei nº 41.